Insensato Coração?

Amanhã chega ao fim Insensato Coração, a terceira novela seguida do horário nobre feita pra dormir (as anteriores foram Viver a Vida e Passione). É inegável o talento de Gilberto Braga e Ricardo Linhares para bolar ótimas histórias, diálogos ricos e vilões memoráveis, mas em Insensato Coração, assim como em Paraíso Tropical, eles perderam a mão. Os novelistas têm um grave defeito: o par central de suas tramas é sempre meloso e ético demais, estão aí Pedro e Marina que não me deixam mentir. O primeiro parece ter passado a novela inteira dopado, já ela não tinha a força necessária para interpretar a protagonista. Juntos, um desastre. E esse foi apenas um dos problemas.

Gabriel Braga Nunes não tinha o charme que precisava para contar a história de Leo, um sedutor nato, e muito menos química com Gloria Pires. Norma, aliás, esteve envolvida no principal tropeço de Insensato Coração: a falta de ritmo. A personagem demorou pra engrenar, e a partir do instante em que saiu da cadeia, as coisas começaram a ser meio corridas, para no fim resultar em uma das vinganças mais patéticas da história da teledramaturgia. Leo foi um vilão sem causa, destaque mais pelo talento do intérprete do que pelo personagem em si, e Norma nunca chegou a ser o que poderia ter sido.

Com as tramas principais problemáticas, a novela foi ancorada pelos personagens secundários, com destaque para Tina Nenê, Douglas e Bibi, Cortez, Natalie e Eunice, esta última dona dos melhores diálogos de Gilberto. Outro destaque foi a abordagem da homofobia, forte na medida certa, com a exibição da criticada cena do assassinato de um gay.

Os acertos foram poucos e pequenos perto do marasmo de personagens importantes, como Raul, Carol e André, atores corretos em personagens que não empolgaram. Insensato Coração foi assim: certinha demais com emoção de menos. Gilberto Braga, que tem mania de sinopses enormes, de tanto que calcula suas tramas acaba perdendo em espontaneidade, o que fez Insensato Coração não honrar seu título. No final das contas, faltou insensatez.

Anúncios

Uma resposta para “Insensato Coração?

  1. Rafael dos Santos

    Ah, mas o título da novela jánão empolgava mesmo… Lembra das chamadinhas antes de começar? Parecia mexicana e talz…

    Como de costume, não guardo o nome de ninguém, então estou super perdido com tantos eprsonagens aí. Sós ei que gosto da Bibi e da Deborah Secco (espero que ela esteja aí na sua listinha ahuauhhue).

    E nossa, aquele casal principal é tão chato que acho que o povo já estátorcendo pelo Leo mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s