Gol de placa da ficção

Um barzinho exibiu num telão, uma balada também ia mostrar. Vários amigos deixaram pra sair mais tarde, e alguns correram pra chegar em casa a tempo. Não era final de copa do mundo, era o último capítulo da novela, mas o clima era o mesmo. As pessoas discutiram o final, levando nome de personagens e expressões ao topo das menções nas redes sociais. É a principal dramaturgia do país mostrando sua força. No país do futebol, audiência de novela costuma ser maior que a do jogo.

Visto como um gênero menor, criticada por suas repetições (que acontecem em todas as ficções), a telenovela é uma velha conhecida que não é tratada com o devido respeito. Menosprezada por “intelectuais”, as novelas da TV lançam moda, criam expressões, colocam temas importantes em debate e para muitos é sua única forma de entretenimento.

Cada vez que o último capítulo de uma novela das 21 horas é exibido, vemos o alcance e a importância que o gênero tem no país. Aqui, os melhores autores estão na TV e os atores só ganham status nela, que é também uma vitrine que coloca em voga temas essenciais para o país. Se revermos tramas dos anos 70, 80 e 90 iremos compreender a moda da época, o jeito de falar e o que acontecia naquele momento. Novelas são espelhos de seu período de exibição.

Como no futebol, temos vários técnicos pronto para opinar sobre personagens e tramas, e não faltam sugestões para os enredos. Como no futebol, os autores sofrem com as criticas, e tem sempre alguém com uma solução melhor. O pais que tem os maiores craques e faz bonito em campo gosta mesmo é de saber quais serão as cenas do próximo capítulo.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s