Aquele autor

“O amor é triunfo da razão sobre a inteligência. E é assim que eu te amo: sem entender nada, mas desejando tudo!”, disse o mocinho Gustavo (Wagner Moura) para a sua amada Heloísa (Adriana Esteves), na novela A Lua Me Disse. Exibida em 2005 no horário das 19h, e escrita por Miguel Falabella na companhia de Maria Carmem Barbosa, a novela não foi nenhum estouro de audiência, mas teve uma trama linear, diálogos fantásticos e a forte marca de um de seus autores principais. Aquele Beijo, atual novela de Falabella, segue os mesmos passos, tanto na audiência morna quanto na excelência de seu texto.

Sem grandes vilanias, perseguições ou mistérios, a trama das sete tem o ritmo das canções românticas que embalam suas cenas de amor, como a grudenta, mas eficiente, “Exato Momento”, de Zé Ricardo, tema de Cláudia (Giovanna Antonelli) e Vicente (Ricardo Pereira). O casal não se conheceu em nenhuma explosão, nem ele chegou  salvar a vida dela, mas vivem de coincidências, como nas melhores comédias românticas do cinema.

Além do narrador, figura até então inédita na teledramaturgia, a história inova em pequenos momentos, como naquele que aconteceu semana passada, quando grande parte das personagens, dividindo a tela, começaram a dizer o que achavam indispensável em um bom marido. Um charme, que faz com que a novela tenha uma cara diferente, mas que também pode dar um ar sofisticado e afastar os telespectadores mais convencionais, que atualmente se deliciam com Fina Estampa.

Cheia de referências, homenagens e inspirações, a começar pela abertura, Aquele Beijo tem, sim, os tipos excêntricos que são a marca de Miguel Falabella, mas o que move a maioria de seus personagens é o amor e a busca pela felicidade. Apostando nos pequenos momentos, e com um texto de qualidade acima da média, o autor vai construindo uma novela que pode não ser nenhum sucesso popular, mas que tem seu valor. Muito conhecido pelo escracho, Miguel Falabella vem se revelando um dos mais românticos de nossos autores.

 

Anúncios

8 Respostas para “Aquele autor

  1. Olá, tudo bem? Confesso que não sou fã número 1 das novelas do Miguel Falabella.. Aquele Beijo passo beeeem longe.. Abraços, Fabio http://www.fabiotv.zip.net

  2. Aquele Beijo é boa.
    A lua me disse não vi..
    Mas gostei muito, mesmo que seja um fracasso de Negócio da China!
    E Salsa e Merengue AMEI!

  3. E é às vezes essas diferenças que separam o público de algo que pode se tornar delicioso de ver…

  4. “O amor é triunfo da razão sobre a inteligência.” – Não entendi.

    http://www.tvcinemaeafins.blogspot.com

  5. Não vi essa cena, mas, pelo jeito, foi bem parecida com uma outra exibida semanas atrás, que mostrava os homens da novela repetindo as dez frases que toda mulher adora ouvir. A narrativa de Miguel Falabella é, sem dúvidas, o ponto alto de Aquele Beijo. Gosto do Miguel mais escrachado e menos romântico, sou fã de Salsa e Merengue e gostei de suas novelas posteriores. Aquele Beijo é bem gostosa de ver.
    André San – http://www.tele-visao.zip.net

  6. Concorco com tudo que disse. Apesar de não acompanhar todos os dias, sempre que posso me divirto com o humor afiado do Miguel. Ele cria toda uma atmosfera engraçada, a começar dos nomes que dá aos personagens. Alguém conhece uma família que tenha um Felizardo, Damiana e Locanda? rsrsrsrs
    Gostei muito de “A Lua me disse”. Até hoje lembro de alguns personagens memóraveis. Mas parece que dessa vez o autor veio mais inspirado, e está preciso na dosagem de humor e amor.

  7. eu adorei a lua me disse. mas não me empolgo com aquele beijo. e sempre largo qd surgem as maldades com as crianças do orfanato e conversando com outras pessoas elas fazem o mesmo. beijos, pedrita

  8. Sou italiana e gosto muito das novelas brasileiras. Eu tembem acho o texto de Aquele beijo otimo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s