5 motivos que não salvam Salve Jorge

Há quase três meses, eu falei aqui no blog sobre Salve Jorge, que na época tinha acabado de estrear. Eu disse que era cedo para falar da novela propriamente dita e acabei ficando este tempo sem postar. Agora retorno de onde parei, expondo os 5 principais pontos que, na minha opinião, impedem a novela de Glória Perez de ter repercussão e audiência maior, embora ela tenha melhorado cerca de 5% desde o início. Confira:

1 – Rodrigo Lombardi

rorigolombardi

O ator nunca encontrou o tom do seu personagem e Glória Perez também tem uma parcela de culpa nisso. A autora colou o protagonista em situações bizarras e exageradas, como ser o herói em um assalto, e deu-lhe diálogos tão açucarados que são capazes de matar um diabético. Com isso, o casal central, embora não sofra rejeição, não chega a encantar o público, que não torce, apenas assiste. Vale abrir parênteses para dizer que, ao contrário de seu par, Nanda Costa revelou-se uma escolha acertada e hoje é difícil imaginar outra atriz para o papel.

2 – As situações forçadas

morena

Tudo que bem que, para embarcar em uma ficção, é preciso boa vontade muitas vezes. O público já se acostumou, por exemplo, que, em uma novela de Glória Perez, seja qual for o país, a língua usada é sempre o português, até porque seria inviável ter legenda em grande parte das cenas, afastaria o telespectador. Salve Jorge, porém, tem exigido um carinho extra do público. As situações pelas quais Morena passa, como trancar Irina e ninguém desconfiar de onde ela estava e vir pro Brasil e encontrar a família para depois voltar, e a forma como essas situações são expostas destoam da proposta da novela de mostrar esta realidade, inclusive com depoimentos.

3 – A superpopulação

secundarios

Ninguém sabe ao certo quantos personagens a novela tem, é um número que talvez nunca seja revelado. Mais grave do que a quantidade é a qualidade dessas tramas paralelas, a grande maioria delas até agora não disse a que veio. Aliás, praticamente nada de relevante aconteceu até hoje com os personagens secundários. Não há uma história forte de humor, nenhum personagem caiu no gosto popular, e o drama é raso, ainda não conseguiu envolver o telespectador. Nem personagens importantes, como a de Flávia Alessandra, conseguiram deixar claro quais são as suas funções na história.

4 – A vilã apática

claudia raia

Por enquanto, a vilã da novela é a Wanda, interpretada com maestria por Totia Meirelles, a melhor coisa da novela até o momento. A Lívia, de Claudia Raia, está tão apagada que mal foi citada no grupo de discussões. A vilã não teve grande embates com ninguém e vive de manter as aparências. Há promessas de que as coisas vão esquentar, mas, por enquanto,  se ela sumisse de um capítulo para o outro, ninguém sentiria falra.

5 – A Turquia

turquia

Depois de duas culturas exóticas (O Clone e Caminho das Índias), o telespectador cansou de viajar e tudo o que quer é se ver em um bairro de alguma cidade brasileira. Fora a “estadia” de Morena por lá, e o núcleo da boate, as outras cenas no exterior servem como intervalo para o telespectador ir ao banheiro. Parece que a novela entra em outra época e o público acaba não se envolvendo com as tramas daqui e nem com as de lá. Um terremoto seria providencial para eliminar a grande parte do elenco que vive na Turquia. E não seria a primeira vez deste desastre natural em uma novela.

Anúncios

4 Respostas para “5 motivos que não salvam Salve Jorge

  1. Vanice Aparecida Salas

    Discordo quando diz que Nanda Costa foi uma escolha acertada.. Não gosto dela nesse papel, aliás não gosto de ver mais essas tentativas de fulgas frustradas e nem entendi o motivo que levou Morena a não contar a estória verdadeira pra sua mãe, entendo que a novela está naquela fase de enrolação… Não estou gostando!

  2. Olá, tudo bem? Concordo com todos os pontos abordados. Gosto do Rodrigo Lombardi, mas ele está todo errado nessa novela. A Gloria precisa parar com essa mania de repetir tudo, não é porque Rodrigo foi a sensação de Caminho das Índias que vai funcionar de novo. O ator não achou o tom e, ainda por cima, o personagem foi muito mal elaborado. Theo é fraco, bobão, passivo, dependente, bem diferente do Raj. E esses trocentos personagens que não servem pra nada me incomoda. Eu não vejo a novela todos os dias, mas sempre que via, não aparecia a Cristiana Oliveira. Achei até que a personagem ainda não tinha entrado. Até que ela apareceu bela e formosa na semana passada, primeira vez que a vi, embora já soubesse que ela já existia antes. Mal aparece, coitada! Nivea Maria, Stenio Garcia e Nicette Bruno também mereciam muito mais. Abraço!
    André San – www,tele-visao.zip.net

  3. Hugo, Glória Perez é a autora de uma história só, parece diferente, muda aqui, muda ali, mas na verdade já vimos essa novela.

  4. Tudo muito sem nexo com toda novela dela, uma mistureba que ela faz por querer falar de varios assuntos… =/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s