Uma novela, uma pergunta e nenhuma dúvida

que rei sou eu

Nas minhas lembranças, a novela Que Rei Sou Eu? era representada pelo álbum de figurinhas de um amigo. Olha só! Um algum de figurinhas. Tirando as novelas infantis, quantas outras tiveram um álbum assim? Poucas. Que Rei Sou Eu?, na minha cabeça, era aquela novela fora da curva em todos os sentidos: pela ambientação, pelo sucesso estrondoso, por ter se tornado um clássico. Mas uma novela da qual eu não me recordava.

Há pouco, eu assisti o DVD de Dancin’ Days e achei a novela (obviamente) datada e com uma trama bem morna. Quando comprei Que Rei Sou Eu? achei que, talvez, tivesse a mesma impressão e fosse me decepcionar com mais um clássico. Enganei-me. A novela de Cassiano Gabus Mendes é atemporal, tanto em sua trama quanto nos temas que aborda. É uma sátira do Brasil da época, que cai perfeitamente no Brasil de hoje. Somos nós que não mudamos ou a novela que se encaixa em qualquer época? Talvez os dois. De qualquer forma, mostra que os clássicos não têm idade.

Independente da sátira, Que Rei Sou Eu? é dramaturgia das melhores. Tem romance, tragédia e comédia na medida certa.  Cassiano mostra porque é considerado um mestre e ensina também como aproveitar bem cada integrante do elenco. Assista a novela e depois veja a abertura, lendo nome por nome. Você dificilmente encontrará alguém com um papel ruim. Nada sobrou na novela.

conselheiros

 E seria injusto não falar da direção de Jorge Fernando, fundamental para o sucesso da história. Uma direção que tem como maior mérito não se levar a sério, qualidade repetida com êxito pelo diretor em Vamp e Tititi. Fazer uma novela séria poderia ter sido fatal. Vale também para a interpretação do elenco, com destaque para os conselheiros e a magnífica Tereza Rachel, com o melhor papel de sua carreira na TV e, pra mim, um dos melhores papeis femininos das telenovelas.

Voltando ao DVD de Dancin’Days… Mesmo não tendo visto a novela, consegui perceber alguns cortes bruscos na edição, coisa que em Que Rei Sou Eu? notei apenas uma ou duas vezes. Óbvio que uma novela que vira DVD sofre um corte violento, mas dá para cortar deixando o mínimo da estrutura da trama. No DVD de Tieta, por exemplo, o romance da protagonista com Osnar ficou prejudicado pela falta de algumas cenas. Que Rei Sou Eu? é , até agora, a melhor adaptação para DVD, ficou enxuta e flui bem.  É uma novela com interrogação no título, mas que termina sem deixar nenhuma dúvida: é, realmente, uma das melhores histórias já produzidas em nossa TV.

2 Respostas para “Uma novela, uma pergunta e nenhuma dúvida

  1. Olá, tudo bem? Foi um mega sucesso na época. Lembro da novela. Até mesmo influenciou as Eleições presidenciais de 1989…… Li teses e teses sobre o assunto. Abs, Fabio http://www.fabiotv.zip.net

  2. Aaaah, agora fiquei com vontade de ver Que Rei Sou Eu? em DVD, hauhauha! Alguém podia me dar de Natal… hehe!
    André San – http://www.tele-visao.zip.net

Deixe um comentário

